Jornal da Cidade
Revista da Cidade
#Business
27/01//2013
No mundo da gestão de negócios o modismo
está sempre presente, fazendo emergir a todo instante novos métodos, processos,
técnicas e estratégias, sempre acompanhados de algum neologismo, embora a
maioria tenha vida curta. O
coaching poderia ser um desses modismos mas, ao que parece, vem se
transformando em um experimento útil e que poderá ter vida longa. Baseado em
conteúdos do site do Instituto Brasileiro de Coaching, discorro a
seguir sobre esse importante assunto.
A palavra coaching
tem origem na língua inglesa e pode ser traduzida como treinamento, passando a
ser utilizada para batizar um processo de desenvolvimento humano pautado em
diversas ciências como Psicologia, Sociologia, Neurociências e Programação
Neurolinguística, e que usa de técnicas da Administração de Empresas, Gestão de
Pessoas e do universo dos esportes para apoiar pessoas e empresas no alcance de
metas, no desenvolvimento acelerado e em sua evolução contínua.
Um processo de
coaching é conduzido por um profissional denominado coach e o seu cliente é
intitulado coachee. Coaching pode ser aplicado tanto em âmbito profissional
(corporativo, executivo, carreira), como também no desenvolvimento de aspectos
da vida pessoal do cliente. Depois de escolher a especialidade de seu coach, o
cliente apresenta a ele sua necessidade, seu estado atual e o estado desejado,
ou seja, as metas que deseja alcançar e que, naquele momento, fatores
emocionais, profissionais ou pessoais estão o impossibilitando de atingí-las.
A partir desta
definição, são realizadas sessões em encontros semanais, quinzenais ou mensais,
com duração normalmente de 1 hora e meia, onde o coach trabalha para que seu
cliente desenvolva novas competências, habilidades, vença crenças limitadoras,
defina suas metas com mais clareza e, através do cumprimento de tarefas,
mobilize seus conhecimentos de forma efetiva para o alcance rápido e assertivo
de seus objetivos de vida e carreira.
Diferentemente
da terapia, que pode ser feita durante anos, o coaching trabalha com processos
de desenvolvimento com início, meio e fim já predefinidos e, por isso, seus
resultados são mais acelerados e expressivos. Na relação com o cliente, o coach
estimula-o a identificar seus valores essenciais, a expressá-los, a desenvolver
uma postura de integridade pessoal, a estabelecer metas exequíveis, e desafia-o
a “sonhar acordado”, a criar para si mesmo uma visão de futuro que o entusiasme
e que utilize ao máximo a sua energia criadora.
O coaching vive
um grande momento, é uma febre no mundo corporativo e na vida cotidiana. Como consequência,
existe muita gente no mercado sem habilitação e conhecimento do processo que se
auto-intitulam coach. Por esta razão, antes de contratar um coach é preciso
buscar referências que comprovem a real experiência e efetividade do seu
trabalho.
Para refletir: O melhor motivo para começar uma
empresa é ter um significado: criar um produto ou serviço que faça do mundo um
lugar melhor. (Guy Kawasaki).
Para
visitar: www.ibccoaching.com.br
Para ler: Coaching:
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