domingo, 24 de fevereiro de 2013

O que é coaching?


Jornal da Cidade
Revista da Cidade
#Business
27/01//2013


No mundo da gestão de negócios o modismo está sempre presente, fazendo emergir a todo instante novos métodos, processos, técnicas e estratégias, sempre acompanhados de algum neologismo, embora a maioria tenha vida curta.  O coaching poderia ser um desses modismos mas, ao que parece, vem se transformando em um experimento útil e que poderá ter vida longa. Baseado em conteúdos do site do Instituto Brasileiro de Coaching, discorro a seguir sobre esse importante assunto.
A palavra coaching tem origem na língua inglesa e pode ser traduzida como treinamento, passando a ser utilizada para batizar um processo de desenvolvimento humano pautado em diversas ciências como Psicologia, Sociologia, Neurociências e Programação Neurolinguística, e que usa de técnicas da Administração de Empresas, Gestão de Pessoas e do universo dos esportes para apoiar pessoas e empresas no alcance de metas, no desenvolvimento acelerado e em sua evolução contínua.
Um processo de coaching é conduzido por um profissional denominado coach e o seu cliente é intitulado coachee. Coaching pode ser aplicado tanto em âmbito profissional (corporativo, executivo, carreira), como também no desenvolvimento de aspectos da vida pessoal do cliente. Depois de escolher a especialidade de seu coach, o cliente apresenta a ele sua necessidade, seu estado atual e o estado desejado, ou seja, as metas que deseja alcançar e que, naquele momento, fatores emocionais, profissionais ou pessoais estão o impossibilitando de atingí-las.
A partir desta definição, são realizadas sessões em encontros semanais, quinzenais ou mensais, com duração normalmente de 1 hora e meia, onde o coach trabalha para que seu cliente desenvolva novas competências, habilidades, vença crenças limitadoras, defina suas metas com mais clareza e, através do cumprimento de tarefas, mobilize seus conhecimentos de forma efetiva para o alcance rápido e assertivo de seus objetivos de vida e carreira.
Diferentemente da terapia, que pode ser feita durante anos, o coaching trabalha com processos de desenvolvimento com início, meio e fim já predefinidos e, por isso, seus resultados são mais acelerados e expressivos. Na relação com o cliente, o coach estimula-o a identificar seus valores essenciais, a expressá-los, a desenvolver uma postura de integridade pessoal, a estabelecer metas exequíveis, e desafia-o a “sonhar acordado”, a criar para si mesmo uma visão de futuro que o entusiasme e que utilize ao máximo a sua energia criadora.
O coaching vive um grande momento, é uma febre no mundo corporativo e na vida cotidiana. Como consequência, existe muita gente no mercado sem habilitação e conhecimento do processo que se auto-intitulam coach. Por esta razão, antes de contratar um coach é preciso buscar referências que comprovem a real experiência e efetividade do seu trabalho.


Para refletir: O melhor motivo para começar uma empresa é ter um significado: criar um produto ou serviço que faça do mundo um lugar melhor. (Guy Kawasaki).

Para visitar: www.ibccoaching.com.br

Para ler: Coaching: um acelerador para o seu sucesso, e-book para download gratuido em http://migre.me/cSPhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário