domingo, 24 de fevereiro de 2013

As lições de Jack Welch


Jornal da Cidade
Revista da Cidade
#Business
06/01//2013


Um dos mais influentes e festejados gurus do mundo dos negócios, Jack Welch ficou famoso por sua liderança e técnicas de gestão adotadas com muito sucesso em uma das maiores e mais respeitadas empresas do mundo, a General Eletric (GE). Ele traçou uma nova estrada no mundo dos negócios e reescreveu as regras de como uma empresa de sucesso e lucrativa deve ser e conduzir seus negócios.
Jack Welch nasceu em 1935 na cidade de Salem, Massachusetts (EUA). Formou-se e tornou-se PhD em Engenharia Química, iniciou sua carreira na GE em 1960 e 21 anos mais tarde tornou-se CEO (Chief Executive Office) da empresa. Em 2001 se aposentou e hoje faz consultoria e palestras mundo afora. Jack é autor de dois livros de sucesso, Jack Definitivo e Paixão por Vencer.
Em sua passagem pela GE Welch erradicou ineficiências reduzindo estoques e eliminando burocracias. Ele fechou fábricas, reduziu a folha de pagamento e cortou unidades obsoletas. De acordo com sua filosofia empresarial, a empresa deve ocupar o primeiro ou o segundo lugar do seu segmento, ou então fechar as portas. Cada ano Welch demitia os 10% menos eficientes gerentes, enquanto bonificava os 20% mais eficientes. O programa de bonificação,  baseado em stock options, foi ampliado e chegou a atingir 1/3 de todos os empregados da empresa. Ele ficou também conhecido como "Jack Neutron" (em referência à bomba de nêutron) por eliminar empregados enquanto mantinha os prédios intactos.
Dentre as muitas lições até hoje ensinadas por Jack Welch, destaco algumas:
1. Faça mais do que esperam – Muitas pessoas fazem o que se espera que elas façam. Essas pessoas são a multidão que adora ficar reclamando que as oportunidades não aparecem, que tudo é muito difícil. Já outras pessoas gostam do que fazem, e fazem mais do que se espera que elas façam. Se você quer se diferenciar, quer ter sucesso, faça mais do que se espera.
2. Seja um líder inspirador; gerencie menos (supervisão controlada e burocracia matam o espírito competitivo e criativo da empresa); seja menos formal; energize as pessoas.
3. Crie uma visão e atraia a equipe para tornar essa visão realidade; envolva todos; receba idéias de todos; elimine limites; crie uma cultura de aprendizado.
4. Encare a realidade; veja as mudanças como uma oportunidade.
5. Simplifique (simplicidade é mais rápido, mais fácil de entender e menos suscetível a erros); faça follow-up de tudo; faça com qualidade; faça rapidamente.
E por fim, a lição de ouro de Jack: Divirta-se! Diversão deve ser um grande elemento na sua estratégia empresarial. Ninguém deveria ter um trabalho que não gostasse. Se você não acorda energizado e excitado com as possibilidades e desafios que o dia poderá lhe oferecer, então você está no trabalho errado. (Você pode acompanhar Jack Welch no twitter seguindo o perfil @jack_welch).


Para refletir: Não preste atenção somente nos números. Foque mais nos valores da empresa, na criação de um time, na troca de idéias, na cultura de incentivar e envolver a todos. ~ Jack Welch

Para ler: As 20 lições de Jack Welch - http://migre.me/cBjxX

Nenhum comentário:

Postar um comentário