Jornal da Cidade
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29/07/2012
Mesmo
sem perceber, quase todos nós exercemos o papel de líder, tanto na vida pessoal,
quanto nas atividades profissionais. E liderar, apesar de simples, é uma arte
que não é dominada nem praticada por muitos, razão pela qual está
intrinsecamente presente como um dos principais atributos daqueles poucos que
se destacam e alcançam o sucesso pessoal e profissional.
Mas
sendo simples, por que somente alguns conseguem praticar a verdadeira
liderança? A resposta é igualmente simples: nem tudo que é elementar e óbvio é
ensinado, fazendo prevalecer práticas e atitudes que vão de encontro à maneira
certa de fazer e de agir. Vou destacar aqui algumas das principais qualidades
de um líder, fáceis de compreender, mas nem sempre fáceis de praticar, dependendo
tão somente da disposição de fazer.
1. Liderar é inspirar confiança e respeito, o oposto do modelo
tradicional e comum de liderança autoritária, que parece eficaz, mas não produz
resultados de longo prazo, ao contrário, desmotiva e afasta os liderados.
2. O verdadeiro líder nutre continuamente sentimentos de humildade, compaixão
e sensibilidade, compreendendo que liderar é antes de tudo servir.
3. Os liderados precisam receber elogios sinceros, incentivos e
reconhecimento. O líder sempre elogia em público e, quando necessário, chama a
atenção para erros e falhas somente em particular.
4. Liderar é entender os desejos e necessidades dos liderados, procurando
alinhá-los com seus objetivos.
5. Ao líder cabe fazer com que sua equipe entenda o real propósito que
os une e esse propósito deve ser valioso, alcançável e importante para todos e
para cada um individualmente.
6. O líder deve sempre dar feedback
confiável, quantificável e factual, de modo que o liderado possa fazer sua
própria autoavaliação.
7. Encorajar, reconhecer e recompensar pelo atingimento de metas, que
precisam ser realistas e negociadas com os liderados, também é dever do líder.
8. O líder precisa conhecer seus liderados, percorrendo cada ambiente e
conversando com todos. Nas corporações, é comum os diretores conversarem apenas
com os gerentes, perdendo a rica oportunidade de interagir diretamente com os
colaboradores.
9. Ao líder não cabe apenas ditar as regras, agindo como o sabe-tudo.
Perguntar e ouvir quase sempre traz informações valiosas, essenciais para a
tomada de decisão.
10. O verdadeiro líder respeita, admira e ajuda os liderados, com
sinceridade, tornando-se, por via de consequência, cada vez mais admirado e
respeitado.
Como
se pode ver, para ser um bom líder não precisa muito, mas o fato é que ainda
prevalece um modelo de liderança autoritária, arrogante, que procura se firmar pela
imposição do medo. Se for esse o seu caso, já está mais do que na hora de
mudar, radicalmente, a começar por seguir esse singelo e eficaz decálogo.
Para refletir: A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades
extraordinárias em pessoas comuns. Abraham Lincoln.
Para ler: O Monge e
o Executivo, de James Hunter
Para
visitar: www.lideraonline.com.br
Twitter: @jsantana61
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