sábado, 25 de agosto de 2012

Os desafios de liderar


Jornal da Cidade
Revista da Cidade
#Business
29/07/2012


            Mesmo sem perceber, quase todos nós exercemos o papel de líder, tanto na vida pessoal, quanto nas atividades profissionais. E liderar, apesar de simples, é uma arte que não é dominada nem praticada por muitos, razão pela qual está intrinsecamente presente como um dos principais atributos daqueles poucos que se destacam e alcançam o sucesso pessoal e profissional.
            Mas sendo simples, por que somente alguns conseguem praticar a verdadeira liderança? A resposta é igualmente simples: nem tudo que é elementar e óbvio é ensinado, fazendo prevalecer práticas e atitudes que vão de encontro à maneira certa de fazer e de agir. Vou destacar aqui algumas das principais qualidades de um líder, fáceis de compreender, mas nem sempre fáceis de praticar, dependendo tão somente da disposição de fazer.
1. Liderar é inspirar confiança e respeito, o oposto do modelo tradicional e comum de liderança autoritária, que parece eficaz, mas não produz resultados de longo prazo, ao contrário, desmotiva e afasta os liderados.
2. O verdadeiro líder nutre continuamente sentimentos de humildade, compaixão e sensibilidade, compreendendo que liderar é antes de tudo servir.
3. Os liderados precisam receber elogios sinceros, incentivos e reconhecimento. O líder sempre elogia em público e, quando necessário, chama a atenção para erros e falhas somente em particular.
4. Liderar é entender os desejos e necessidades dos liderados, procurando alinhá-los com seus objetivos.
5. Ao líder cabe fazer com que sua equipe entenda o real propósito que os une e esse propósito deve ser valioso, alcançável e importante para todos e para cada um individualmente.
6. O líder deve sempre dar feedback confiável, quantificável e factual, de modo que o liderado possa fazer sua própria autoavaliação.
7. Encorajar, reconhecer e recompensar pelo atingimento de metas, que precisam ser realistas e negociadas com os liderados, também é dever do líder.
8. O líder precisa conhecer seus liderados, percorrendo cada ambiente e conversando com todos. Nas corporações, é comum os diretores conversarem apenas com os gerentes, perdendo a rica oportunidade de interagir diretamente com os colaboradores.
9. Ao líder não cabe apenas ditar as regras, agindo como o sabe-tudo. Perguntar e ouvir quase sempre traz informações valiosas, essenciais para a tomada de decisão.
10. O verdadeiro líder respeita, admira e ajuda os liderados, com sinceridade, tornando-se, por via de consequência, cada vez mais admirado e respeitado.
            Como se pode ver, para ser um bom líder não precisa muito, mas o fato é que ainda prevalece um modelo de liderança autoritária, arrogante, que procura se firmar pela imposição do medo. Se for esse o seu caso, já está mais do que na hora de mudar, radicalmente, a começar por seguir esse singelo e eficaz decálogo.


Para refletir: A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns. Abraham Lincoln.
Para ler: O Monge e o Executivo, de James Hunter


Twitter: @jsantana61

Nenhum comentário:

Postar um comentário