Jornal da Cidade
Revista da Cidade
#Business
14/10/2012
Uma das maiores dificuldades dos
líderes é definir a fronteira entre aquilo que deve ser delegado e o que ele
mesmo precisa executar. Estudos indicam que a maior parte dos líderes tende a
centralizar atividades que poderiam (e deveriam) ser delegadas aos liderados,
produzindo uma sobrecarga que termina por prejudicar a si e, consequentemente,
o atingimento dos resultados.
Confesso que vivo esse dilema
cotidianamente e não tem sido fácil descentralizar atividades e acompanhar à
devida distância, mas sempre que isso acontece tenho me surpreendido com o
resultado positivo. O fato é que a prática da delegação gera motivação e
acelera o processo de amadurecimento da equipe, sendo essencial para que o
líder possa dispor do necessário tempo para se dedicar às questões
estratégicas, libertando-se da estafante rotina operacional.
Recentemente, a revista CIO (www.cio.uol.com.br)
trouxe matéria intitulada "Você tem medo de delegar funções?", da
qual extraio essas 10 interessantes dicas:
1- Observe sua equipe. Conheça cada uma das pessoas que trabalham
com você, a personalidade, os pontos fortes e fracos.
2- Seja transparente. Deixe muito claro os valores, a missão e a
estratégia da empresa.
3- Entenda que esse será um desafio não só para você, mas para todas as
pessoas da equipe. E, talvez, elas não tenham sido preparadas para isso
antes.
4- Confie no seu time. Você escolheu as pessoas que se reportam a
você? Elas estão há algum tempo na sua equipe? Então porque não confiar na
capacidade de discernimento delas? Demonstre confiança.
5- Não espere que os outros façam as coisas exatamente como
você. Entenda que cada um se organiza de uma forma diferente e o seu
modelo não é o ideal, é só o seu jeito.
6- Acompanhe os passos dos projetos. Estabeleça a necessidade de
relatórios no início do processo. Trabalhe com cronogramas, prazos e metas para
não deixar ninguém perdido.
7- Baixe o nível de ansiedade. Ao delegar funções, é possível que
você esteja pedindo algo novo para alguém. Entenda a possibilidade de o
profissional precisar de algum tempo para se organizar e começar a produzir.
8- Saiba que erros serão cometidos. Aceite que eles ocorrerão da
mesma forma que aconteceriam se você fosse o responsável pelas funções. Quando
toda a equipe, porém, aprende com os erros, a probabilidade de voltarem a
acontecer é menor.
9- Não esconda informações e mostre-se disponível. Isto é fundamental
para que o time sinta-se confiante em partilhar dúvidas e informações quando
achar importante.
10- Sempre dê feedbacks. Essa é uma ferramenta fundamental para a
evolução de sua equipe. Aponte os pontos positivos e negativos, mas o faça como
estímulo para que as pessoas busquem aperfeiçoamento. Se for o caso, estabeleça
uma parceria com o RH para cursos e palestras.
Para
refletir: É sempre o começo que exige o máximo de esforço. James Penney.
Para ler: Você tem
medo de delegar funções? em http://migre.me/b3frw
Twitter: @jsantana61
Nenhum comentário:
Postar um comentário