domingo, 25 de novembro de 2012

A difícil arte de delegar


Jornal da Cidade
Revista da Cidade
#Business
14/10/2012


Uma das maiores dificuldades dos líderes é definir a fronteira entre aquilo que deve ser delegado e o que ele mesmo precisa executar. Estudos indicam que a maior parte dos líderes tende a centralizar atividades que poderiam (e deveriam) ser delegadas aos liderados, produzindo uma sobrecarga que termina por prejudicar a si e, consequentemente, o atingimento dos resultados.
Confesso que vivo esse dilema cotidianamente e não tem sido fácil descentralizar atividades e acompanhar à devida distância, mas sempre que isso acontece tenho me surpreendido com o resultado positivo. O fato é que a prática da delegação gera motivação e acelera o processo de amadurecimento da equipe, sendo essencial para que o líder possa dispor do necessário tempo para se dedicar às questões estratégicas, libertando-se da estafante rotina operacional.
Recentemente, a revista CIO (www.cio.uol.com.br) trouxe matéria intitulada "Você tem medo de delegar funções?", da qual extraio essas 10 interessantes dicas:
1- Observe sua equipe. Conheça cada uma das pessoas que trabalham com você, a personalidade, os pontos fortes e fracos.
2- Seja transparente. Deixe muito claro os valores, a missão e a estratégia da empresa.
3- Entenda que esse será um desafio não só para você, mas para todas as pessoas da equipe. E, talvez, elas não tenham sido preparadas para isso antes.
4- Confie no seu time. Você escolheu as pessoas que se reportam a você? Elas estão há algum tempo na sua equipe? Então porque não confiar na capacidade de discernimento delas? Demonstre confiança.
5- Não espere que os outros façam as coisas exatamente como você. Entenda que cada um se organiza de uma forma diferente e o seu modelo não é o ideal, é só o seu jeito.
6- Acompanhe os passos dos projetos. Estabeleça a necessidade de relatórios no início do processo. Trabalhe com cronogramas, prazos e metas para não deixar ninguém perdido.
7- Baixe o nível de ansiedade. Ao delegar funções, é possível que você esteja pedindo algo novo para alguém. Entenda a possibilidade de o profissional precisar de algum tempo para se organizar e começar a produzir.
8- Saiba que erros serão cometidos. Aceite que eles ocorrerão da mesma forma que aconteceriam se você fosse o responsável pelas funções. Quando toda a equipe, porém, aprende com os erros, a probabilidade de voltarem a acontecer é menor.
9- Não esconda informações e mostre-se disponível. Isto é fundamental para que o time sinta-se confiante em partilhar dúvidas e informações quando achar importante.
10- Sempre dê feedbacks. Essa é uma ferramenta fundamental para a evolução de sua equipe. Aponte os pontos positivos e negativos, mas o faça como estímulo para que as pessoas busquem aperfeiçoamento. Se for o caso, estabeleça uma parceria com o RH para cursos e palestras.


Para refletir: É sempre o começo que exige o máximo de esforço. James Penney.

Para ler: Você tem medo de delegar funções? em http://migre.me/b3frw

Para visitar: www.cio.uol.com.br

Twitter: @jsantana61

Nenhum comentário:

Postar um comentário