domingo, 25 de novembro de 2012

Sistema de Gestão da Qualidade (I)


Jornal da Cidade
Revista da Cidade
#Business
21/10/2012


Muito se fala sobre qualidade e sua importância para as organizações, mas é preciso entender que tudo começa com a elaboração e implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade, uma poderosa ferramenta que possibilita a otimização dos processos. Além disso, o sistema evidencia e estabelece a preocupação com a melhoria contínua dos produtos e serviços fornecidos.
Segundo Rose Mary Juliano Longo, do IPEA, foi a partir da década de 50 que surgiu a preocupação com a gestão da qualidade, trazendo uma nova filosofia gerencial com base no desenvolvimento e na aplicação de conceitos, métodos e técnicas adequados a uma nova realidade. A  gestão da qualidade total (GQT ou TQM), como ficou conhecida essa nova filosofia gerencial, marcou o deslocamento da análise do produto ou serviço para a concepção de um sistema da qualidade. A qualidade deixou de ser um aspecto do produto e responsabilidade apenas de departamento específico, e passou a ser um problema da organização, abrangendo, como tal, todos os aspectos de sua operação.
Ainda de acordo com Rose Longo, a Gestão da Qualidade Total (GQT) é uma opção para a reorientação gerencial das organizações. Tem como pontos básicos: foco no cliente; trabalho em equipe permeando toda a organização; decisões baseadas em fatos e dados; e a busca constante da solução de problemas e da diminuição de erros. A GQT valoriza o ser humano no âmbito das organizações, reconhecendo sua capacidade de resolver problemas no local e no momento em que ocorrem, e busca permanentemente a perfeição. Implica em uma mudança de postura gerencial e uma forma moderna de entender o sucesso de uma organização. As relações internas tornam-se mais participativas, a estrutura mais descentralizada, e muda o sistema de controle.
Da gestão da qualidade total depende a sobrevivência das organizações que precisam garantir aos seus clientes a total satisfação com os bens e serviços produzidos, contendo características intrínsecas de qualidade, a preços que os clientes possam pagar, e entregues dentro do prazo esperado. É fundamental atender e, preferencialmente, exceder às expectativas dos clientes. A obtenção da qualidade total parte de ouvir e entender o que o cliente realmente deseja e necessita, para que o bem ou serviço possa ser concebido, realizado e prestado com excelência, afirma a pesquisadora do IPEA.
A GQT ocorre em um ambiente participativo. A descentralização da autoridade, as decisões tomadas o mais próximo possível da ação, a participação na fixação das metas e objetivos do trabalho normal e as metas e objetivos de melhoria da produtividade são considerações essenciais. O clima de maior abertura e criatividade leva a maior produtividade. A procura constante de inovações, o questionamento sobre a forma costumeira de agir e o estímulo à criatividade criam um ambiente propício à busca de soluções novas e mais eficientes, conclui Rose Longo.
Na segunda parte desse texto, que você lerá no próximo domingo, vamos explicar como certificar um Sistema de Gestão da Qualidade com base na Norma ISO 9001.


Para refletir: Ninguém consegue sabotar um programa de qualidade mais depressa do que um líder que não se engaja. George Kent.

Para ler: A Qualidade desde o projeto, de J. M. Juran.

Para visitar: www.mbc.org.br

Twitter: @jsantana61

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