Jornal da Cidade
Revista da Cidade
#Business
28/04/2013
Têm
sido recorrentes nesta coluna comentários sobre a importância de atitudes e
habilidades, mais do que competência técnica, quando se trata de crescimento
profissional. Um indicador dessa importância está revelado em estudo da universidade
americana de Harvard, mostrando que dois terços das demissões nas empresas são
causadas por dificuldades de relacionamento interpessoal, ou seja, por fatores
comportamentais.
Segundo
artigo do Canal Executivo (www2.uol.com.br/canalexecutivo), esse conjunto de
atitudes e habilidades positivas no ambiente corporativo pode ser chamado de etiqueta
empresarial, que nada mais é do que um conjunto de cerimônias usadas no trato
entre pessoas e empresas, regidas pela boa educação, bom comportamento,
convenções sociais, ética profissional e prescrições oficiais.
No
mesmo artigo, Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training e Consulting,
oferece um interessante conjunto de dicas de etiqueta empresarial, dentre as
quais destaco:
1. Pontualidade deve ser ponto de honra no
ambiente empresarial. Organize-se para chegar na hora todos os dias e para
cumprir com os prazos propostos. Caso perceba que não será possível cumprir com
um compromisso no horário, informe sobre o atraso.
2. A vestimenta diz muito para as outras
pessoas. Assim, é recomendável roupas discretas, sem modismos. E tome cuidados
com a higiene pessoal.
3. O ditado "a primeira impressão é a que
fica" deve ser levado a sério. Seja sempre cordial e prestativo já em um
primeiro contato. Saiba ouvir e falar na hora certa.
4. Sempre ao entrar em um local peça licença,
busque comprimentar todas as pessoas que estiverem no local, mas só estenda a
mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele.
5. Seja organizado e demonstre isso. Planeje
adequadamente seu tempo e sua mesa, mantenha os papéis e arquivos de computador
nos devidos lugares.
6. Respeite os colegas e o espaço de trabalho,
evitando assuntos que exponham o seu lado pessoal ou o de alguma outra pessoa.
Fofocas nunca combinaram com o ambiente profissional. Além disso, adeque a
altura da sua voz ao ambiente.
7. Cuidado com a utilização de celulares no
trabalho. Evite ligações pessoais e caso estas ocorram, busque ir para um local
privado.
8. Cuidado também com as redes sociais. As
empresas antenadas possuem políticas para a sua utilização, por isso busque
saber os limites.
9. É importante diferenciar amigos de colegas de
trabalho e esse limite pode ser útil quando for necessário realizar uma
cobrança ou fazer um feedback.
10. Bom humor é uma necessidade nas empresas.
Quando estiver tendo um dia difícil, reflita se alguém do trabalho tem a
obrigação de compartilhar as dificuldades com você. Contudo, cuidado com as
brincadeiras. Um ambiente de trabalho descontraído é positivo desde que sejam
feitas apenas brincadeiras saudáveis, que promovam um ambiente alegre e
equilibrado.
Para refletir: "Nada nos engana tanto como
a nossa própria opinião." -- Leonardo da Vinci
Para visitar: www2.uol.com.br/canalexecutivo
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