quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Etiqueta Empresarial

Jornal da Cidade
Revista da Cidade
#Business
28/04/2013

            Têm sido recorrentes nesta coluna comentários sobre a importância de atitudes e habilidades, mais do que competência técnica, quando se trata de crescimento profissional. Um indicador dessa importância está revelado em estudo da universidade americana de Harvard, mostrando que dois terços das demissões nas empresas são causadas por dificuldades de relacionamento interpessoal, ou seja, por fatores comportamentais.
            Segundo artigo do Canal Executivo (www2.uol.com.br/canalexecutivo), esse conjunto de atitudes e habilidades positivas no ambiente corporativo pode ser chamado de etiqueta empresarial, que nada mais é do que um conjunto de cerimônias usadas no trato entre pessoas e empresas, regidas pela boa educação, bom comportamento, convenções sociais, ética profissional e prescrições oficiais.
            No mesmo artigo, Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training e Consulting, oferece um interessante conjunto de dicas de etiqueta empresarial, dentre as quais destaco:
1. Pontualidade deve ser ponto de honra no ambiente empresarial. Organize-se para chegar na hora todos os dias e para cumprir com os prazos propostos. Caso perceba que não será possível cumprir com um compromisso no horário, informe sobre o atraso.
2. A vestimenta diz muito para as outras pessoas. Assim, é recomendável roupas discretas, sem modismos. E tome cuidados com a higiene pessoal.
3. O ditado "a primeira impressão é a que fica" deve ser levado a sério. Seja sempre cordial e prestativo já em um primeiro contato. Saiba ouvir e falar na hora certa.
4. Sempre ao entrar em um local peça licença, busque comprimentar todas as pessoas que estiverem no local, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele.
5. Seja organizado e demonstre isso. Planeje adequadamente seu tempo e sua mesa, mantenha os papéis e arquivos de computador nos devidos lugares.
6. Respeite os colegas e o espaço de trabalho, evitando assuntos que exponham o seu lado pessoal ou o de alguma outra pessoa. Fofocas nunca combinaram com o ambiente profissional. Além disso, adeque a altura da sua voz ao ambiente.
7. Cuidado com a utilização de celulares no trabalho. Evite ligações pessoais e caso estas ocorram, busque ir para um local privado.
8. Cuidado também com as redes sociais. As empresas antenadas possuem políticas para a sua utilização, por isso busque saber os limites.
9. É importante diferenciar amigos de colegas de trabalho e esse limite pode ser útil quando for necessário realizar uma cobrança ou fazer um feedback.
10. Bom humor é uma necessidade nas empresas. Quando estiver tendo um dia difícil, reflita se alguém do trabalho tem a obrigação de compartilhar as dificuldades com você. Contudo, cuidado com as brincadeiras. Um ambiente de trabalho descontraído é positivo desde que sejam feitas apenas brincadeiras saudáveis, que promovam um ambiente alegre e equilibrado.


Para refletir: "Nada nos engana tanto como a nossa própria opinião." -- Leonardo da Vinci


Para visitar: www2.uol.com.br/canalexecutivo

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