quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Redes sociais no trabalho

Jornal da Cidade
Revista da Cidade
#Business
31/03/2013

            É fato que as pessoas estão cada vez mais conectadas nas redes sociais, dedicando grande parte do seu tempo a interagir no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e tantas outras. Isso significa que, quando liberado o acesso, elas vão interagir também no horário de trabalho e isso já é motivo de preocupação para os gestores.
            Segundo Manoela Costa, gerente da Page Talent, unidade de negócios da Page Personnel dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees, ao acessar redes sociais no trabalho, sobretudo os jovens, perdem a concentração, o foco e acabam deixando de realizar ou atrasando a entrega de projetos importantes.
            Por meio de um levantamento realizado nacionalmente em novembro de 2012 com cerca de 200 estagiários e trainees, a Page Talent procurou entender se os jovens utilizavam as redes sociais e por quanto tempo ficavam conectados nesses sites. Quase metade dessa amostra (46%) afirmou que checa as redes sociais durante o horário de trabalho. E 42% desse mesmo público confidenciou que passa ao menos uma hora por dia ligado nas redes de relacionamento durante o expediente.
            Segundo Manoela, a produtividade de um profissional em suas horas de trabalho é um quesito muito utilizado em avaliações periódicas. “Os gestores sempre avaliam o que você conseguiu produzir dentro das horas de trabalho que cumpriu. Os que trabalham em carga horária regular e não conseguem alcançar suas metas, desde que plausíveis e normalmente atingidas pelo restante da equipe, normalmente são os que têm a tendência de acessar as redes com maior frequência – ou os que estão sempre conectados no celular”, diz.
            Mas as redes sociais podem ser benéficas e também uma aliada no ambiente profissional e a consultora aproveita para dar algumas recomendações sobre o que não é legal fazer na rede:
- Falar mal da empresa ou dos colegas e chefes;
- Divulgar informações confidenciais;
- Expor os concorrentes;
- Publicar comentários pejorativos;
- Tornar público conteúdo muito pessoal.
            E boas dicas para não fazer feio:
- Utilizar a rede para estratégia de marketing;
- Ampliar a rede de relacionamento;
- Receber comentários ou elogios de pessoas antenadas;
- Utilizar as redes como ferramenta de pesquisa;
- Participar ativamente de grupos de interesse;
- Ser referência em algum assunto / tema.
            Em minha experiência pessoal e diante da imaturidade da maior parte da equipe, alertado por uma consultoria constatei que a maioria das empresas ainda está restringindo o acesso às redes sociais no local de trabalho, simplesmente porque a perda de produtividade, em muitos casos, é assustadora. Resultado: mesmo indo de encontro aos meus princípios de liberalidade, restringi o acesso.


Para refletir: "Mude seus pensamentos e estará mudando seu mundo." -- Norman Vicent Pearle

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