Jornal da Cidade
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#Business
31/03/2013
É fato que as pessoas estão cada vez mais conectadas nas
redes sociais, dedicando grande parte do seu tempo a interagir no Facebook,
Twitter, LinkedIn, Instagram e tantas outras. Isso significa que, quando
liberado o acesso, elas vão interagir também no horário de trabalho e isso já é
motivo de preocupação para os gestores.
Segundo Manoela Costa,
gerente da Page Talent, unidade de negócios da Page Personnel dedicada ao
recrutamento de estagiários e trainees, ao acessar redes sociais no trabalho,
sobretudo os jovens, perdem a concentração, o foco e acabam deixando de
realizar ou atrasando a entrega de projetos importantes.
Por meio de um
levantamento realizado nacionalmente em novembro de 2012 com cerca de 200
estagiários e trainees, a Page Talent procurou entender se os jovens utilizavam
as redes sociais e por quanto tempo ficavam conectados nesses sites. Quase
metade dessa amostra (46%) afirmou que checa as redes sociais durante o horário
de trabalho. E 42% desse mesmo público confidenciou que passa ao menos uma hora
por dia ligado nas redes de relacionamento durante o expediente.
Segundo
Manoela, a produtividade de um profissional em suas horas de trabalho é um
quesito muito utilizado em avaliações periódicas. “Os gestores sempre avaliam o
que você conseguiu produzir dentro das horas de trabalho que cumpriu. Os que
trabalham em carga horária regular e não conseguem alcançar suas metas, desde
que plausíveis e normalmente atingidas pelo restante da equipe, normalmente são
os que têm a tendência de acessar as redes com maior frequência – ou os que
estão sempre conectados no celular”, diz.
Mas
as redes sociais podem ser benéficas e também uma aliada no ambiente
profissional e a consultora aproveita para dar algumas recomendações sobre o
que não é legal fazer na rede:
- Falar mal da empresa ou dos colegas e chefes;
- Divulgar informações confidenciais;
- Expor os concorrentes;
- Publicar comentários pejorativos;
- Tornar público conteúdo muito pessoal.
E
boas dicas para não fazer feio:
- Utilizar a rede para estratégia de marketing;
- Ampliar a rede de relacionamento;
- Receber comentários ou elogios de pessoas
antenadas;
- Utilizar as redes como ferramenta de pesquisa;
- Participar ativamente de grupos de interesse;
- Ser referência em algum assunto / tema.
Em
minha experiência pessoal e diante da imaturidade da maior parte da equipe, alertado
por uma consultoria constatei que a maioria das empresas ainda está
restringindo o acesso às redes sociais no local de trabalho, simplesmente
porque a perda de produtividade, em muitos casos, é assustadora. Resultado:
mesmo indo de encontro aos meus princípios de liberalidade, restringi o acesso.
Para refletir: "Mude seus pensamentos e estará mudando
seu mundo." -- Norman Vicent Pearle
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